Marcação Tática
Grêmio precisa aproveitar melhor se quiser ter Luan como falso 9
15 Fevereiro, 2018
0
, , ,

É preciso levar em conta que o Grêmio ainda vive dias de pré-temporada após a disputa do Mundial de Clubes no fim do ano passado. O time que começou capengando no Campeonato Gaúcho sob o comando de César Bueno só foi substituído pelo titular nas últimas três partidas. Apresentação tardia e mudanças que precisam fazer a equipe se readaptar. Contra o Independiente, na partida de ida da Recopa Sul-Americana, ficou claro que Renato Gaúcho ainda precisa encontrar soluções. Em vários setores do campo.

 

A primeira ideia foi um 4-1-4-1 com Maicon a frente da defesa, Lima e Éverton pelos lados, Cícero e Jaílson se alternando na marcação e Luan na frente, como um falso 9. Antes de mais nada é preciso dizer duas coisas: não é todo centroavante que se movimenta um pouco mais que faz o papel de falso 9, difundido por Messi no Barcelona de Guardiola. E nenhum jogador no futebol brasileiro tem uma condição tão boa para cumprir o papel quanto o atacante do Grêmio.

Grêmio, Luan, Recopa

Grêmio da final da Recopa no 4-3-3: Luan foi o falso 9.

A ideia era parecida com o time de 2017 apesar da mudança na formação tática: tentar ter a bola e agredir o adversário mesmo jogando fora de casa. Na prática não funcionou por uma série de motivos. Muitos deles, méritos do forte adversário. O Independiente foi valente, fez um grande jogo e só sucumbiu quando pesou a parte física por jogar quase 70 minutos com um jogador a menos. O Grêmio teve dificuldade no meio, Maicon errou muitos passes e obrigou todos os jogadores a virem muito atrás para tentar participar, inclusive Luan.

 

Calor, Grêmio, Luan,

Site oficial Conmebol

Ter um falso 9 traz benefícios e obriga o seu time a tomar alguns cuidados, que o Grêmio não tomou. Luan tem muita capacidade para vir buscar o jogo e tem perna para chegar à frente para finalizar. Foi dele o único gol da equipe gaúcha aproveitando falha na saída de bola do adversário e foi ele o jogador que mais chutou a gol na partida. Mas com o atacante voltando tanto para buscar a bola e arrastar a marcação, o Grêmio precisa de jogadores que infiltrem e ocupem o espaço aberto. Não teve. Éverton, Cícero e Lima, os principais candidatos, se aproveitaram pouco. Deram pouca profundidade. E o time não conseguiu sair de trás. A falta de jogadores que “pisem a área” ficou clara no mapa de calor fornecido pela Conmebol.

 

Sem conseguir sair de trás, o Grêmio foi pressionado mesmo quando teve um jogador a mais. É claro que a falta de profundidade não foi o único motivo. Faltou intensidade com a bola para um time que ainda está cumprindo o primeiro mês de treinamento em 2018. E como já citado acima, o adversário teve muitos méritos. No fim, com Cícero mais enfiado na área (depois substituído por Jael) e com mais fôlego, pressionou e poderia ter até vencido no fim. O empate foi justo pelo que foi o jogo mas foi ruim para o Grêmio pelas circunstâncias (expulsão e gol no início).

 

Aproveitar Luan como falso 9 é a melhor alternativa para Renato Gaúcho que perdeu seu centroavante na virada do ano e não conseguiu encontrar um substituto à altura no mercado, embora eu ainda acredite que ele pode reinventar o brocador Hernane. De toda forma, ter um jogador com tanto talento para a função requer que os companheiros saibam aproveitar. Ou os meias pisam a área ou é melhor ter um jogador à frente do camisa 7.

 

De toda forma, é preciso tirar pontos positivos no primeiro desafio internacional da temporada. O time mostrou valentia e segurança na defesa (excelente atuação de Kannemann vista de perto pelo treinador da seleção argentina). Teve uma postura agressiva com a bola mesmo sem ritmo de jogo. E mostrou que pode repetir em 2018 o que fez de bom na última temporada. Ainda que com ajustes.

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Vitória, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vitória

É preciso levar em conta que o Grêmio ainda vive...

Leia mais
Vasco, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vasco

É preciso levar em conta que o Grêmio ainda vive...

Leia mais
Sport, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Sport

É preciso levar em conta que o Grêmio ainda vive...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta