Marcação Tática
Pré-Temporada: Avaí
12 Janeiro, 2017
0
,

O Avaí fez bate-volta na Série B e não quer repetir o feito na Série A em 2017. De volta à primeira divisão após a segunda melhor campanha no ano passado, o time catarinense aposta na manutenção da base como o principal trunfo para competir com os principais clubes do país. Do seu time-base, Claudinei Oliveira perdeu apenas o goleiro Renan, o lateral direito Renato, o zagueiro Fábio Sanches e o meia João Felipe (sem falar no jovem Renanzinho, volante promissor diagnosticado no ano passado com tumor cerebral). E convenhamos, é difícil duvidar de um time que esteve cotado ao rebaixamento no ano passado e conseguiu o acesso com uma rodada de antecedência.

 

No entanto, é verdade que os reforços não empolgam. O goleiro Douglas chega para ser titular com pouca rodagem em grandes clubes (no Corinthians e no Grêmio passou sem entrar em campo), apesar da excelente campanha com o Bragantino em 2015. O zagueiro Gustavo foi reserva no Bahia, embora tenha experiência que pode ajudar na temporada dura. Salazar e Denilson não passam de apostas. Pode faltar peso ao longo da temporada, embora assim como a grande maioria dos times de menor investimento que chegam à Série A, a expectativa seja se reforçar após o fim dos estaduais.

De positivo, a defesa que conta com a experiência de Betão e o bom lateral esquerdo Capa, um dos destaques da campanha do ano passado. No meio, o ídolo Marquinhos segue como peça importante mas aos 35 anos é difícil saber se terá condições físicas para lidar com a exigência da temporada. Diego Jardel, autor do gol do acesso, também começa a temporada com moral. No ataque, a aposta é no jovem e rápido Rômulo, que marcou 15 gols na última temporada e a princípio terá a missão de liderar o sistema ofensivo aos 21 anos.

 

avai_pretemporada

O problema principal do Avaí é que o clube trava longa luta contra as dificuldades financeiras e provavelmente é o time da Série A com a menor capacidade de investimento para 2017. Até por isso, deve mesmo seguir o caminho do último ano e apostar na continuidade e no crescimento de jovens como Gabriel Caio César e Rômulo para tentar competir.

 

TÉCNICO: Claudinei Oliveira (no comando desde agosto de 2016)

CHEGARAM: Douglas Friedrich (G – Corinthians); Leandro Silva (LD – Figueirense); Gustavo (Z – Bahia), Salazar (Z – Barra-SC); Ferdinando (V – Portuguesa) e Denilson (A – Granada-ESP).

SAÍRAM: Renan (G – Ludogorets-BUL); Renato (LD – Fluminense); Fábio Sanches (Z – Goiás); Luiz Gustavo (Z – Palmeiras); André Santos (Z – Tombense); Renato Silveira (Z – Ituano); Rafinha (V – Macaé); João Filipe (V – Tombense); Jajá (M – Flamengo); Romarinho (A – Cuiabá); Lucas Coelho (A – Grêmio); Tatá (A) e William Batoré (A).

A PROMESSA: Gabriel (Z – 19 anos). Ao lado do experiente Betão, deve formar a dupla de zaga titular do Avaí na temporada. Com passagem pelas seleções brasileira sub-17 e sub-20, esteve cotado para se transferir para o futebol alemão no ano passado mas optou por seguir no clube. Rápido e firme deve se firmar de vez e quem sabe ainda nesta temporada se transformar em caixa para o clube formador.

FIQUE DE OLHO: Capa (LE – 24 anos). Peça fundamental no desafogo do time avaiano. Rápido e driblador, o lateral foi peça importante tanto na saída de jogo quanto na chegada ao ataque na Série B. A sua permanência é importante e por jogar em uma posição carente no país, é outro jogador que em breve deve estar na mira dos principais clubes do Brasil.

EM 2017: Primeira Liga (quartas de final), Campeonato Catarinense (briga pelo título), Copa do Brasil (oitavas de final) e Campeonato Brasileiro (briga contra o rebaixamento).

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Lanús, Almirón, 4-3-3

A virada épica do Lanús e a força de Almirón

O Avaí fez bate-volta na Série B e não quer rep...

Leia mais
Atlético-MG, Atlético-PR, Campeonato Brasileiro

Derrota justa do “Rogerbol” no Horto

O Avaí fez bate-volta na Série B e não quer rep...

Leia mais
Everton Ribeiro, Flamengo,

Onde encaixar Everton Ribeiro no Fla?

O Avaí fez bate-volta na Série B e não quer rep...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta