Marcação Tática
Pré-Temporada: Botafogo
13 Janeiro, 2017
0

Certamente o mais surpreendente dos 20 clubes da Série A em 2016, o Botafogo chega à nova temporada com novos desafios. Na Libertadores, levou azar no sorteio e terá caminho duro. No Brasileiro, repetir a boa campanha não será tarefa fácil embora o clube aos poucos pareça entrar nos eixos e tenha uma condição melhor, não só de manter o seu grupo como o de fazer investimentos como o de Montillo, principal reforço para 2017.

 

Ainda que a reta final do ano anterior tenha deixado alguma preocupação, os reforços são animadores até aqui. Montillo chega para ser titular absoluto em sua volta ao Brasil e João Paulo também pode tornar-se peça fundamental no meio-campo. Roger abrirá disputa importante por uma vaga no ataque (embora Sassá precise de tempo de jogo para seguir seu desenvolvimento). Gatito Fernandez é solução segura para o gol enquanto Jefferson não se recupera. E Jonas também pode brigar por uma vaga entre os titulares para 2017.

 

Falta ainda o substituto de Neílton, desafogo importante do setor ofensivo na última temporada. Uma alternativa de velocidade pelos lados será importante para mudar a característica do time, embora Sassá e Pimpão possam ajudar na função. O desenho inicial seria o mesmo 4-3-2-1 dos melhores momentos em 2016, mas não é impossível imaginar um time mais solto com a saída de um volante e Montillo jogando mais aberto de um dos lados.

 

botafogo_pretemporada

Outro fator importante para o Botafogo em 2017 é a reabertura do Engenhão. Com o “novo” estádio remodelado e estilizado, o torcedor precisa abraçar de vez o clube que se mostra no caminho correto para que ele possa competir cada vez mais. Hoje, o Botafogo ainda é aquele time que corre por fora mas já mostrou no ano passado que está disposto a seguir surpreendendo.

 

TÉCNICO: Jair Ventura (no comando desde agosto de 2016)

CHEGARAM: Gatito Fernandez (G – Figueirense); Jonas (LD – América); Gilson (LE – América); João Paulo (M – Santa Cruz); Montillo (M – Shandong Luneng-CHI) e Roger (A – Ponte Preta).

SAÍRAM: Sidão (G – São Paulo); Milton Raphael (G – Macaé); Alemão (LD – Bragantino); Diogo Barbosa (LE – Cruzeiro); Jean (LE – Oeste); Dierson (V – Macaé); Gervázio Nuñez (M); Octávio (M – Volta Redonda); Lizio (M – Bolívar-BOL); Juan Manuel Salgueiro (A); Neílton (A – São Paulo); Anderson Aquino (A – Figueirense) e Luis Henrique (A – Atlético-PR).

A PROMESSA: Matheus Fernandes (V – 18 anos). Mais jovem do elenco campeão brasileiro sub-20 a subir para o profissional nesta temporada, o volante de bom passe é uma jóia que merece ser cuidada no Botafogo. No radar de Rogério Micale, pode ganhar as primeiras oportunidades no Campeonato Carioca e deve ter temporada importante para amadurecer em meio a um elenco experiente.

(Em 2016 a aposta foi em Luis Henrique, que teve temporada de altos e baixos além de poucos gols. O atacante começa 2017 emprestado ao Atlético-PR)

FIQUE DE OLHO: Joel Carli (Z – 29 anos). Apesar da enorme expectativa gerada pela dupla de meias formada por Montillo e Camilo, é o zagueiro argentino quem deu estabilidade ao sistema defensivo na última temporada. Cada vez mais adaptado, sua liderança e capacidade de posicionamento devem ser fundamentais mais uma vez na nova temporada.

EM 2017: Campeonato Carioca (briga pelo título), Copa Libertadores (oitavas de final), Copa do Brasil (quartas de final) e Campeonato Brasileiro (meio da tabela).

 

AS APOSTAS DO BLOG EM 2016 (em negrito os acertos): Campeonato Carioca (briga pelo título), Copa do Brasil (quartas de final) e Campeonato Brasileiro (luta contra o rebaixamento).

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Lanús, Almirón, 4-3-3

A virada épica do Lanús e a força de Almirón

Certamente o mais surpreendente dos 20 clubes da S...

Leia mais
Atlético-MG, Atlético-PR, Campeonato Brasileiro

Derrota justa do “Rogerbol” no Horto

Certamente o mais surpreendente dos 20 clubes da S...

Leia mais
Everton Ribeiro, Flamengo,

Onde encaixar Everton Ribeiro no Fla?

Certamente o mais surpreendente dos 20 clubes da S...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta