Marcação Tática
Pré-Temporada: Fluminense
12 janeiro, 2018
0
,

A crise financeira que assola o futebol brasileiro atingiu o Fluminense em cheio. E o clube parece ter resolvido recomeçar quase do zero em 2018. Tentou acordos por quase todos os jogadores de salários mais altos e valorizados do elenco. Garantiu apenas a (fundamental) manutenção do técnico Abel Braga, ainda que o trabalho na última temporada tenha tido muitos problemas. Ele ganha o também importante auxílio de Paulo Autuori, que chegou para gerir o futebol.

 

O perfil na atual temporada deve seguir praticamente o mesmo, mas com ainda menos material humano: apostar em Xerém para tentar montar um time competitivo. Do time titular no último jogo oficial (empate por 1×1 com o Atlético-PR), seis jogadores deixaram o clube. Henrique Dourado também deve sair, a caminho do Corinthians. É um começo praticamente do zero, com poucos reforços (apenas dois até aqui).

 

Nos primeiros treinos da temporada, Abel Braga deu indícios de que vai utilizar um novo sistema. A equipe começa o ano no 3-5-2, que vem sendo pouquíssimo utilizado pelos grandes clubes do país nos últimos anos. Assim ele espera garantir eficiência na defesa e poder utilizar a velocidade na frente com o seu jovem time à disposição. Uma equipe de transições rápidas deve ser o caminho escolhido para 2018.

Fluminense, Pré-Temporada,

Primeiros testes de Abel em 2018 revelam time no 3-5-2.

O principal (de muitos) problemas da última temporada, porém, deve se repetir em 2018. O time muito jovem, com pouca rodagem na equipe principal, tende a oscilar mais. O Fluminense chegou a fazer partidas excelentes no primeiro semestre, mas não conseguiu sustentar o mesmo nível por longos períodos. Em um calendário apertado, é fatal.

 

Com pouca capacidade de investimento, será fundamental ter cabeça no lugar e traçar um bom planejamento condizente com o que pode fazer na temporada. Achar que Abel (ou qualquer outro treinador) fará milagre com o que tem a disposição será um enorme tiro no pé. O Fluminense é um grande formador mas andou negociando muitos jogadores recentemente e o que ficou não me parece ter tanto a oferecer. O ano promete ser longo e duro, mas pode ser importante para voltar a crescer.

 

TÉCNICO: Abel Braga (no comando desde janeiro de 2017)

CHEGARAM: Gilberto (LD – Vasco) e Jádson (V – Ponte Preta).

SAÍRAM: Diego Cavalieri (G); Wellington (LD); Renato (LD – Ceará); Lucas (LD – Vitória); Henrique (Z); Artur (Z); Léo (LE – Bahia); Higor Leite (M – ABC); Maranhão (M – Goiás); Robert (M); Marquinho (M); Wellington Silva (A – Internacional).

A PROMESSA: Douglas (M – 20 anos). Meia canhoto teve bons minutos na temporada 2017, atuando em 32 partidas. Parece ser o próximo da fila para uma boa negociação para o clube. Versátil, pode atuar mais recuado como volante ou com liberdade para se apresentar à frente.

(Em 2017 a aposta foi em Pedro, que teve chances normalmente vindo do banco de reservas. Atuou em 35 jogos e marcou 7 gols. Segue como peça importante no elenco para o novo ano.)

FIQUE DE OLHO: Sornoza (M – 23 anos). Teve a última temporada como um período de adaptação importante no futebol brasileiro. Precisará ser em 2018 tudo aquilo que se esperava quando foi contratado depois de ótima atuação na Libertadores. Terá que assumir o protagonismo após a saída das referências do time.

EM 2018: Campeonato Carioca (corre por fora), Sul-Americana (segunda fase), Copa do Brasil (terceira fase) e Campeonato Brasileiro (briga contra o rebaixamento).

 

AS APOSTAS DO BLOG EM 2017 (em negrito os acertos): Primeira Liga (briga pelo título), Campeonato Carioca (briga pelo título), Sul-Americana (corre por fora), Copa do Brasil (oitavas de final) e Campeonato Brasileiro (meio da tabela).

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Grêmio, Luan, Recopa

Grêmio precisa aproveitar melhor se quiser ter Luan como falso 9

A crise financeira que assola o futebol brasileiro...

Leia mais
Vitória, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vitória

A crise financeira que assola o futebol brasileiro...

Leia mais
Vasco, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vasco

A crise financeira que assola o futebol brasileiro...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta