Marcação Tática
Pré-Temporada: Fluminense
14 janeiro, 2019
0
,

Salvo na última rodada do último Campeonato Brasileiro, o Fluminense vem encarando uma dura realidade. Sofre para manter jogadores e honrar salários e precisa reorganizar a casa se não quiser sofrer novamente nesta temporada. O clube que terminou o ano sem técnico começou 2019 ousando. A aposta em Fernando Diniz é corajosa mas levanta uma série de dúvidas.

Quem acompanha o meu trabalho (no blog ou na rádio) sabe o quanto sou fã do trabalho de Diniz. Num futebol brasileiro que aposta sempre nas mesmices e que normalmente se preocupa apenas com o resultado, ter um treinador que se preocupa com a formação humana e que tenta fazer mais do que simplesmente vencer por 1×0 deveria ser motivo de orgulho. Mas se os resultados não chegam, normalmente a pressão destrói o que há de positivo no trabalho.

Diniz teve no ano passado uma boa experiência no Athletico. Encarou uma realidade de maior pressão e conseguiu levar o time ao sonho e ao pesadelo. Jogou bem, encantou, mas perdeu resultados e foi para a zona do rebaixamento. Nunca abriu mão dos seus conceitos. Tiago Nunes pegou o time depois, manteve o que havia de bom mas facilitou alguns processos para fazer o time jogar melhor e terminar o ano com o título da Sul-Americana.

Fernando Diniz deve apostar no esquema com três zagueiros ao longo da temporada, mas primeiras escalações mostram Flu no 4-2-3-1.

No Fluminense com poucos reforços empolgantes até aqui e com algumas baixas importantes, é certo que Diniz não vai deixar de lado o jogo que acredita. Mas precisa saber dosar, mostrar que aprendeu com as lições dos últimos trabalhos. Só assim conseguirá produzir algo de longo prazo, o que seu estilo exige.

Para o Fluminense, cabeça no lugar antes de tomar quaisquer decisões daqui em diante vai ser fundamental. Para o futuro do clube, importante também não deixar de apostar alto em Xerém, que pode ser a salvação financeira.

TÉCNICO: Fernando Diniz (no comando desde janeiro de 2019)

CHEGARAM: Fernando Diniz (T – Sem Clube), Agenor (G – Guarani), Ezequiel (LD – Cruzeiro), Matheus Ferraz (Z – América), Mascarenhas (LE – Atlético-GO), Bruno Silva (V – Cruzeiro), Luiz Fernando (V – Minesota United-EUA), Caio Henrique (M – Paraná), Mateus Gonçalves (A – Sport), Luis Felipe (A – Internacional) e Yoni Gonzalez (A – Júnior Barranquilla-COL).

SAÍRAM: Júlio César (G – Grêmio), De Amores (G – Sem Clube), Léo (LD – Sem Clube), Gum (Z – Sem Clube), Ayrton Lucas (LE – Spartak Moscow-RUS), Richard (V – Corinthians), Fernando Neto (V – Paraná), Jádson (V – Cruzeiro), Sornoza (M – Corinthians), Felipe Amorim (M – Guarani), Kayke (A – Yokohama Marinos-JAP), Matheus Alessandro (A – Fortaleza), Ramon (A – CSA), Marcos Júnior (A – Yokohama Marinos-JAP), Júnior Dutra (A – Al Nasr-EAU) e Bryan Cabezas (A – Emelec-EQU).

A PROMESSA: Ibañez (Z – 20 anos). Se firmou como titular ao longo da última temporada e pela velocidade deve ser o escolhido frequente de Diniz para o setor em 2019, principalmente caso opte pelo esquema com três zagueiros. Tem potencial de mercado e vai ser importante para o time em 2019.

(Em 2018 a aposta foi Douglas que acabou vendido para o Corinthians onde não conseguiu ainda se firmar como titular.)

FIQUE DE OLHO: Pedro (A – 21 anos). Foi a sugestão de aposta em 2017 e teve um 2018 brilhante até se machucar. Se repetir o desempenho quando voltar e estiver à disposição de Fernando Diniz, deve ter vida curta nas Laranjeiras.

EM 2019: Campeonato Carioca (corre por fora), Copa Sul-Americana (terceira fase), Copa do Brasil (oitavas de final) e Campeonato Brasileiro (meio de tabela).

AS APOSTAS DO BLOG EM 2018 (em negrito os acertos):  Campeonato Carioca (corre por fora), Sul-Americana (segunda fase), Copa do Brasil (terceira fase) e Campeonato Brasileiro (briga contra o rebaixamento) .

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

santos

Pré-Temporada: Santos

Salvo na última rodada do último Campeonato Bras...

Leia mais
palmeiras

Pré-Temporada: Palmeiras

Salvo na última rodada do último Campeonato Bras...

Leia mais
internacional

Pré-Temporada: Internacional

Salvo na última rodada do último Campeonato Bras...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta