Marcação Tática
Pré-Temporada: Grêmio
23 janeiro, 2017
0
,

Renato Gaúcho pode ser tudo, menos bobo. Em 2016, foi inteligente no comando do trabalho encaminhado por Roger Machado, fez algumas mudanças pontuais e recuperou a confiança de jogadores importantes. O resultado: título da Copa do Brasil, fazendo do Grêmio o maior vencedor do torneio. Em 2017, a missão é mais difícil. O sarrafo subiu após a última temporada e o treinador colocará seu dedo em definitivo na equipe.

 

Os reforços não empolgam. Pelo contrário. Alguns causam enorme estranheza, como Léo Moura (praticamente aposentado um ano atrás) e Jael (que passou sem brilho por grandes clubes e que fez temporada ruim no Joinville). Mas repito: Renato Gaúcho é tudo, menos bobo. Se o clube não tem dinheiro para grandes investimentos, o ideal é buscar jogadores que ele conhece e que já extraiu algo de positivo além de atletas que conhecem seu modo de trabalhar e jogar.

Ainda assim, o time deve ser praticamente o mesmo que venceu a Copa do Brasil. Léo Moura pode ser opção mais ofensiva para a vaga de Edilson, aproveitando-se do espaço deixado por Ramiro no corredor direito. E no quarteto ofensivo, a briga promete ser interessante. Ramiro pode dar espaço a um jogador mais ofensivo em jogos eventuais. E Bolaños, definitivamente adaptado, precisa se tornar o jogador que se esperava quando foi contratado.

 

gremio_pretemporada

Há qualidade e conjunto no time do Grêmio, o que é importante ressaltar. A manutenção de jovens talentosos como Wallace e Luan também é muito importante para a Libertadores. E eles fazem mescla interessante com Grohe, Geromel, Douglas e também os novos reforços como Léo Moura. Se não parece pronto para disputar um campeonato longo, por pontos corridos, com elencos mais qualificados, é uma equipe que pode surpreender facilmente em uma disputa mata-mata como foi em 2016.

 

Resta saber quanto tempo levará para que o Grêmio seja definitivamente o “time do Renato” e mais do que isso: o quanto isso pode ser bom para um time que terá mais exigências na temporada que está por começar.

 

TÉCNICO: Renato Gaúcho (no comando desde setembro de 2016)

CHEGARAM: Léo Moura (LD – Santa Cruz), Leonardo (LD – Boa); Michel (V – Atlético-GO); Beto da Silva (A – PSV-HOL) e Jael (A – Joinville).

VOLTAM: Maxi Rodriguez (M – Peñarol-URU) e Fernandinho (A – Flamengo).

SAÍRAM: Wallace Reis (Z – Gaziantepspor-TUR); Fred (Z – Vitória); Marcelo Hermes (LE – Benfica); Moisés (V – Chapecoense); Felipe Tontini (M – Ceará); Henrique Almeida (A – Coritiba); Negueba (A); Guilherme (A – Botafogo) e Paulinho (A – Tubarão).

A PROMESSA: Lucas Lovat (LE – 20 anos). Contratado junto ao Avaí, é visto com bons olhos pela diretoria. Apesar da provável chegada de Cortês para o setor, o jovem pode surpreender e brigar por espaço no time. Chegou a atuar como zagueiro e tem bom posicionamento defensivo, características parecidas com a do atual titular da posição.

(Em 2016 a aposta foi em Lincoln, que atuou 29 vezes entre os profissionais, marcando quatro gols. Deve ganhar ainda mais espaço em 2017, mais maduro, para ser trabalhado como o substituto de Douglas)

FIQUE DE OLHO: Luan (A – 23 anos). No radar de Tite, é o jogador mais talentoso do grupo. Caso o Grêmio consiga mantê-lo ao longo de todo o ano no elenco, certamente será peça fundamental para Renato Gaúcho.

EM 2017: Primeira Liga (briga pelo título), Campeonato Gaúcho (briga pelo título), Libertadores (quartas de final), Copa do Brasil (briga pelo título) e Campeonato Brasileiro (briga por vaga na Libertadores).

 

AS APOSTAS DO BLOG EM 2016 (em negrito os acertos): Liga Sul Minas Rio (briga pelo título), Campeonato Gaúcho (favorito ao título), Copa Libertadores (quartas de final), Copa do Brasil (briga pelo título) e Campeonato Brasileiro (briga pelo título).

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Grêmio, Luan, Recopa

Grêmio precisa aproveitar melhor se quiser ter Luan como falso 9

Renato Gaúcho pode ser tudo, menos bobo. Em 2016,...

Leia mais
Vitória, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vitória

Renato Gaúcho pode ser tudo, menos bobo. Em 2016,...

Leia mais
Vasco, Pré-Temporada,

Pré-Temporada: Vasco

Renato Gaúcho pode ser tudo, menos bobo. Em 2016,...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta