Opinião
A nova Copa do Brasil
7 fevereiro, 2017
0

Começa amanhã a “nova” Copa do Brasil. A edição 2017, chega com novidade interessante no regulamento, com uma maior possibilidade de surpresas nas duas primeiras fases da competição, que agora acontecem em jogo único (com vantagem do empate para o visitante, que será sempre o time melhor rankeado).

 

gremio_campeao_copadobrasil O impacto da mudança pode ser grande, embora os resultados recentes digam o contrário. Em 2016, o único grande que ficaria pelo caminho na primeira fase seria o Flamengo, que perdeu por 1 a 0 para o Confiança. Em 2014, o Fluminense perdeu para o Horizonte por 3 a 1 na ida, mas se classificou com a goleada por 5 a 0 no segundo jogo. Em 2012, o eliminado na fase inicial seria o Atlético-PR, que levou 2 a 1 do Sampaio Corrêa.

Nos últimos cinco anos, seriam apenas três grandes eliminados na partida inicial. Mas é importante lembrar: a regra anterior, que cancelava o jogo da volta em caso de derrota do mandante por 2 ou mais gols de diferença, fazia com que os donos da casa se fechassem com um principal objetivo – levar a decisão para a segunda partida.

 

Agora, o jogo é resolvido em 90 minutos, e a tendência é o número de surpresas crescerem. Times que estiverem empatando a partida jogando em casa vão se lançar nos minutos finais e muita coisa pode acontecer.

 

O novo regulamento é interessante e a tendência é que gere jogos melhores (e mais surpresas). Mas podia ser ainda melhor. Sem os enfadonhos estaduais, a Copa do Brasil poderia ser um torneio ainda mais amplo, possibilitando a participação de mais times. Com jogos únicos, o calendário é aliviado, a chance de surpresa aumenta, as partidas ficam ainda mais interessantes. Seria ainda melhor se fossem sorteados todos os clubes, sem rankeamento, permitindo clássicos na primeira fase, por exemplo.

 

Ajustes no calendário são fundamentais para o desenvolvimento do futebol brasileiro, mas a nova Copa do Brasil tem um cheiro interessante de surpresa no ar. A ver como os times vão reagir.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Micale caiu no Horto

Começa amanhã a “nova” Copa do Brasi...

Leia mais

Botafogo chegou ao limite, Grêmio pode chegar mais longe

Começa amanhã a “nova” Copa do Brasi...

Leia mais

VAR no Brasil: problema não é quando, é como

Começa amanhã a “nova” Copa do Brasi...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta