Opinião
Brasil, “país do futebol”?
14 novembro, 2017
0
, , ,

Acho que posso dizer sem medo que é praticamente um consenso o fato de termos nesta temporada o pior Campeonato Brasileiro dos últimos anos tecnicamente. Exceção feita ao Corinthians e seu primeiro turno brilhante e o Grêmio, time que mais encantou quando jogou o seu melhor, a competição foi medíocre e sem graça. Poucos jogos para a memória, nenhum time para recordar. Nem a reta final empolga.

 

Atlético-GO, Público, Estádio, Brasil, Futebol,

Reprodução TV

Não só porque o Corinthians já tem o título nas mãos e as vagas na Libertadores viraram um prêmio à mediocridade após o aumento no número de classificados. É real a possibilidade de termos Bahia e/ou São Paulo, que até outro dia brigavam contra o rebaixamento, classificados para a principal competição do continente. Ou o Atlético-MG, que passou o ano decepcionando e também pode ficar com a sua.

O reflexo está nas arquibancadas, e a baixíssima média de público. Após o fechamento da 34ª rodada, atingimos os 15.901 pagantes por partida. A taxa de ocupação é de apenas 41%. Ou seja: em geral, temos mais lugares vazios que ocupados nos jogos do Brasileirão. É claro que a pobreza técnica é só um dos fatores que impedem o torcedor de ir ao estádio.

 

O caso do Atlético-GO é o que mais chama a atenção. Neste fim de semana, jogou para 338 pagantes contra o Sport, o menor público do Campeonato Brasileiro. A renda, de R$ 7.110,00 não pagou nem metade das taxas de arbitragem e o prejuízo final para entrar em campo foi de R$ 27.554,08. Impossível fazer futebol profissional com estes números.

 

Somando todos os jogos como mandante na competição, o Dragão, virtualmente rebaixado, levou 92.798 pagantes. O dobro da média de público da última edição do Campeonato Alemão (41.527).

 

O clichê segue tratando o Brasil como o país do futebol. O nível dos jogos, a organização dos clubes e o público nos estádios diz o contrário. Só a seleção tem feito valer a “tradição”.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Campeonato Brasileiro no mundo da Lua

Acho que posso dizer sem medo que é praticamente ...

Leia mais

Jô é a história do Corinthians campeão

Acho que posso dizer sem medo que é praticamente ...

Leia mais

Cruzeiro não encanta, mas quem o faz?

Acho que posso dizer sem medo que é praticamente ...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta