Opinião
Brasileirão de Aspirantes é necessário
11 dezembro, 2017
0
, ,

Organizado às pressas, o primeiro Campeonato Brasileiro de Aspirantes promovido pela CBF chegou ao fim neste domingo com o título do Internacional, após o empate contra o Santos na Vila Belmiro (havia vencido o primeiro jogo). Prêmio justo para o Colorado que há algum tempo investe no seu time sub-23.

 

Internacional, Aspirantes, CBF,

Lucas Figueiredo/CBF

A verdade é que a competição deste ano serviu pouco. Foram apenas dez participantes, poucas datas para colocar atletas em atividade, alguns jogos em meio a outras competições mais importantes na base. Ainda assim, cumpriu um papel importante, que precisa ser mantido e melhorado.

Nem todo atleta está pronto aos 20 anos, quando estoura a idade para atuar na base. É normal ver vários jogadores atingindo um bom nível apenas depois dos 25 anos, por exemplo. Muitos deles ficam no caminho por falta de oportunidade. Além disso, com os nossos clubes de elite com boas condições de investimento, falta espaço para os garotos formados nas categorias de base. Ainda que o Campeonato Brasileiro deste ano tenha tido bom número de jovens atuando, poucos se firmaram entre os titulares entre as suas equipes. Processo natural.

 

Que precisa de um torneio intermediário. Investir em um Campeonato de Aspirantes é garantir uma observação mais próxima de atletas que tem pouco espaço no elenco principal mas que podem render frutos: técnicos ou financeiros. Ter mais tempo para maturar jogadores e até para dar ritmo a profissionais pouco aproveitados ou em retorno de lesão.

 

Na Argentina, o campeonato de “Reservas” é disputado simultaneamente ao principal torneio do país. A tabela é a mesma e os jogos ocorrem no mesmo dia. É um modelo que poderia (e deveria) ser seguido pelo Brasil. É evidente que manter um time sub-23 pode aumentar custos, mas é preciso ter inteligência para entender os frutos que podem ser colhidos mais à frente.

 

Um primeiro passo foi dado, ainda que às pressas. Mas apesar de tudo, dá para considerar o torneio um sucesso. Que deve ser repetido no ano que vem, com mais clubes, mais tempo e mais organização. É necessário para a evolução do futebol no país.

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Rodada de degolas mostra que não mudamos nada

Organizado às pressas, o primeiro Campeonato Bras...

Leia mais

Sequência de modelo é caminho para o Corinthians

Organizado às pressas, o primeiro Campeonato Bras...

Leia mais

Vinicius Júnior, Diniz e o Brasil que torce contra

Organizado às pressas, o primeiro Campeonato Bras...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta