Opinião
Galo dá passo importante em direção ao futuro
19 setembro, 2017
0
,

É uma enorme bobagem achar que um projeto de obra com orçamento previsto para mais de 450 milhões de reais não terá defeitos. Assim como é besteira acreditar que sairá tudo como planejado. Quando se investe tanto, é preciso correr riscos. Mas o Galo deu ontem um passo importante em direção ao futuro quando aprovou a construção de seu estádio. Faltam ainda trâmites políticos e burocráticos, mas o projeto deve sair do papel para se tornar realidade no início do ano que vem.

 

Atlético, Estádio, Galo, Arena MRV,

Reprodução – Projeto

O modelo encontrado pelo Atlético para construir sua casa própria, anos depois dos rios de dinheiro público gastos em estádios que dão prejuízo mês após mês, parece de longe o ideal. A princípio não investe dinheiro no clube (ainda que tenha que abrir mão de metade de um ativo importante), terá total controle sobre o estádio após pronto e conseguiu captar um parceiro para os naming rights (ainda que pagando muito menos que o mercado) antes do anúncio oficial, permitindo que nenhum “apelido” sobreponha o nome da Arena.

Ainda me preocupa as contrapartidas que serão recebida pelos parceiros, algo ainda obscuro quando todos falam em doações ou simples ajuda ao clube. Estamos no Brasil. É difícil acreditar em tanta boa fé. Há que se dar algo em troca e pelo jeito não será feito de forma transparente.

 

Mas o mais importante é que o clube vai inaugurar uma nova maneira de se relacionar com o seu torcedor. Não foi por acaso que Palmeiras e Corinthians, os melhores exemplos no Brasil, melhoraram brutalmente sua média de público com os seus novos estádios. Mas há muitos exemplos ruins também, de clubes que não souberam explorar nem uma parte do que estas construções podem oferecer (não apenas financeiramente). É tudo uma questão de planejamento e execução. Mas que só é possível a quem tem equipamentos assim nas mãos para operar.

 

Até a estreia no estádio, muita coisa vai acontecer. O torcedor do Atlético, contente com razão, deve ficar vigilante e atento aos próximos passos. O de ontem, foi o primeiro rumo ao futuro. Que promete ser bem melhor na Arena MRV.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Futebol não permite desaforo, clássico ainda menos

É uma enorme bobagem achar que um projeto de obra...

Leia mais

Tite fechou o leque

É uma enorme bobagem achar que um projeto de obra...

Leia mais

Postura de Lucas Lima é culpa só dele?

É uma enorme bobagem achar que um projeto de obra...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta