Opinião
Negócio Fla-Real por Vinicius Júnior é fantástico
23 Maio, 2017
0
, ,

Reprodução TV Globo

Já havíamos escrito em março sobre os cuidados necessários com a excelente geração 2000 do Brasil. Em especial, Vinicius Júnior, destaque principal na conquista do Sul-Americano sub-17. Hoje, a confirmação de que o Real Madrid pagará 46 milhões de euros por um garoto que poucos minutos jogou como profissional chocou muitos. Principalmente aqueles que não conhecem o enorme potencial da joia de 16 anos.

 

Vinicius Júnior só estreou profissionalmente na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, embora o correto fosse dar minutos a ele no Campeonato Estadual. Exaltado neste espaço como o primeiro jogador nascido em 2000 a estrear por um grande clube do país. O potencial é imenso. Artilheiro de Sul-Americanos sub-15 e 17 com a seleção brasileira, conduziu o Flamengo em uma sequência de 90 jogos sem derrota entre infantil e mirim. É possível dizer que se sobressaiu na base como nem Neymar conseguiu. A distância dele para os outros da mesma categoria era tão grande que ele pôde saltar o sub-20 sem problemas.

Mas que garantia há em um negócio envolvendo tanto dinheiro e um garoto de apenas 16 anos? Poucas ou nenhuma.

 

Vários fatores influenciam o desenvolvimento de um atleta profissional. Questões físicas, psicológicas são preponderantes mas nem sempre decisivas. Os companheiros de clube e todo o entorno (amigos, empresários, familiares) podem impactar direta ou indiretamente. Hoje, são muitos testes e horas de observação para se tomar uma decisão de pagar tanto dinheiro por um atleta, mas nenhum ser humano vem com certificado de garantia (Messi, por exemplo, nunca foi o mesmo do Barcelona na seleção e é impossível garantir que ele brilharia tanto em outro clube).

 

Ainda assim, me parece que foi feito um ótimo negócio por todos.

 

O Flamengo terá muito dinheiro em caixa e um jogador talentoso, prata da casa, para explorar por pelo menos mais um ano. Resta dar espaço no time.

 

O Real Madrid contrata um jogador com potencial para estar entre os melhores em pouco tempo. E convenhamos: 46 milhões de euros não vão inviabilizar o futuro do clube ainda que seja uma quantia exorbitante.

 

E Vinicius Júnior terá tempo para maturar em um nível competitivo menor antes de chegar ao maior desafio de sua carreira. Precisa apenas de cabeça no lugar para seguir seu desenvolvimento e atingir o estágio esperado.

 

Só o futuro dirá se o negócio foi realmente tão bom assim. Hoje, me parece fantástico.

0

About author

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Diniz faz bem e é necessário

Já havíamos escrito em março sobre os cuidados ...

Leia mais

Ba-Vi da vergonha

Já havíamos escrito em março sobre os cuidados ...

Leia mais

Reconhecer seu estilo é o desafio para o São Paulo

Já havíamos escrito em março sobre os cuidados ...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta