Opinião
Os números do Brasileirão – Rodada 3
30 Maio, 2017
0
, , , , , , , , , , , , ,

Com a ajuda dos sites Footstats, WhoScored e Sr Goool, é possível levantar alguns números a respeito do Brasileirão. E a ideia é tentar analisar alguns dos mais importantes aqui, rodada após rodada.

 

Alguns indícios importantes já são apontados através das estatísticas após três rodadas. O principal deles: ter a bola no Campeonato Brasileiro está longe de significar vitória. Na terceira rodada, o time com a maior posse foi o Atlético-MG (62% no empate por 2 a 2 contra a Ponte Preta). Seguiu uma tendência: a equipe com a maior posse não vence na rodada (o Flamengo contra o Atlético-GO na última foi a exceção). Motivos? Quem está vencendo se fecha e faltam ideias. Apesar de ter ficado muito tempo com a bola nos pés, o Galo exagerou no “Rogerbol” e segue líder nas estatísticas de cruzamentos certos e errados (Cazares é o líder individual nos dois quesitos).

Outra tendência que já é possível apontar é que há pouca gente interessada em assistir de perto o Sport. Em três rodadas, o clube pernambucano esteve sempre presente no jogo de menor público. Nesta, registrou o menor do Campeonato até aqui (2.676 torcedores contra o Grêmio). Talvez pela perda do título da Copa do Nordeste. Talvez pelo futebol pouco vistoso: os pernambucanos são os líderes em faltas cometidas.

 

Ainda na terceira rodada, tivemos o confronto entre o time que mais sofre pênaltis com o time que mais faz pênaltis até aqui. Resultado: duas bolas na marca da cal para o Fluminense, do artilheiro Henrique Dourado, que ainda assim perdeu para o Vasco em São Januário.

 

Para fechar sobre a terceira rodada: o contestado Márcio Araújo é o jogador com mais passes certos no Brasileirão (180). A dificuldade deles não vem ao caso…

 

Voltando ao Campeonato como um todo, também é possível apontar tendências. O Corinthians desde o início é o time com mais passes certos, gosta de ficar com a bola. O Palmeiras mantém a liderança nos dribles, é o time da individualidade. E o Vitória é o time do jogo de passes longos, liderando a estatística dos lançamentos.

 

Sem times com 100% de aproveitamento, restam apenas quatro invictos. Vitória e Avaí até agora não balançaram as redes uma vez sequer…

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Campeonato Brasileiro no mundo da Lua

Com a ajuda dos sites Footstats, WhoScored e Sr Go...

Leia mais

Jô é a história do Corinthians campeão

Com a ajuda dos sites Footstats, WhoScored e Sr Go...

Leia mais

Brasil, “país do futebol”?

Com a ajuda dos sites Footstats, WhoScored e Sr Go...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta