Opinião
Pontos corridos não tem graça?
27 novembro, 2017
0
, , , , , , , , , , , , , , ,

Faltando apenas uma rodada para o fim do Campeonato Brasileiro, apenas três definições estão garantidas: o título do Corinthians e dois dos quatro rebaixados. Os dez últimos jogos, no próximo domingo, vão decidir muita coisa importante. Há quem diga que o formato de pontos corridos não proporcione emoção.

 

A começar pela briga pelo vice-campeonato, que vale 11 milhões de reais em premiação. Grêmio, Santos e Palmeiras (que ainda joga duas vezes) podem terminar em segundo. Embora todos eles já tenham garantida a participação na fase de grupos da Libertadores, me parece evidente que um dinheiro assim não se joga fora de jeito algum.

Depois, a briga pelas últimas vagas na Libertadores. Hoje, são duas para cinco concorrentes. Na quarta o Grêmio pode ganhar a competição continental, ampliar o número de vagas e colocar também Bahia e São Paulo na briga. Um título do Flamengo na Sul-Americana permitiria até mesmo o Atlético-PR, hoje 13º, sonhar com algo na rodada final. Neste caso, seriam quatro vagas e oito concorrentes.

 

Por fim, a luta contra o rebaixamento. Atlético-GO e a Ponte Preta, do irresponsável e indefensável Rodrigo, já estão na Série B em 2018. Avaí, Sport, Coritiba e Vitória vão brigar pra escapar das duas vagas restantes.

 

Dos dez jogos finais da competição, só um vale pouco: o Atlético-GO recebe um Fluminense que ainda pode ficar com uma vaga na Sul-Americana da próxima temporada. É uma pena que com o excesso de vagas para o Brasil, a classificação ao torneio tenha se tornado um prêmio à mediocridade. Mas ainda assim, não pode ser considerado um confronto inútil.

 

Além da justiça no fim, o Campeonato de pontos corridos permite muitas emoções, mesmo quando parece decidido bem antes do fim. O próximo domingo promete uma rodada de festa e lágrimas. De futebol, como deve ser.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Único vexame do Flamengo foi fora do campo

Faltando apenas uma rodada para o fim do Campeonat...

Leia mais

Grêmio e a superação na final do Mundial

Faltando apenas uma rodada para o fim do Campeonat...

Leia mais

Brasileirão de Aspirantes é necessário

Faltando apenas uma rodada para o fim do Campeonat...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta