Opinião
Quase todos contra o rebaixamento
16 outubro, 2017
0
, , , , , , , , , ,

Fala-se muito a cada início de Campeonato Brasileiro que ele é o mais disputado no mundo pois é o único onde 12 times entram em condições de brigar pelo título. É a velha história de uma mentira repetida várias vezes que se torna realidade. A tabela (em especial desta temporada) mostra justamente o contrário. A qualidade é tão baixa que praticamente todos os times brigam contra o rebaixamento faltando 10 rodadas para o fim.

 

De acordo com o site de estatísticas do Departamento de Matemática da UFMG, 15 times ainda tem chances matemáticas de rebaixamento (do sexto colocado em diante). É verdade que as possibilidades são mínimas para os nove primeiros colocados (Atlético-MG e Vasco vem em boa sequência e dificilmente vão sofrer na reta final, podendo inclusive almejar uma vaga na Libertadores do ano que vem). Mas ainda assim, considerar onze de 20 times com possibilidade de terminar a competição entre os quatro últimos faltando apenas dez rodadas é um número muito alto.

Até mesmo o Atlético-GO, que meses atrás dava sinais de que cairia cedo demais, tem somado seus pontos e poderia ter finalmente deixado a lanterna neste fim de semana se tivesse vencido o Palmeiras em casa. Ao lado do Coritiba, são os únicos que precisam de mais de uma rodada para deixar o Z-4. A todos os outros, uma vitória costuma bastar. É só olhar o que aconteceu com quem venceu: São Paulo, Fluminense e Bahia ganharam quatro posições cada com os respectivos triunfos.

 

O baixíssimo nível técnico faz inclusive com que o título siga nas mãos do Corinthians, apesar do horroroso aproveitamento de 40,74% no returno. O rendimento do time despencou mas a vantagem segue intacta porque Grêmio e Santos, os principais concorrentes pelas campanhas do primeiro turno, simplesmente não conseguem jogar bem (ainda que os gaúchos tenham vencido no fim de semana). Carille e sua turma administram a vantagem com tranquilidade muito mais pela incompetência dos outros do que por competência pobre. Diante do Bahia, o líder voltou a jogar mal e teve erros individuais graves na justa derrota por 2 a 0.

 

Se é fácil apontar o Corinthians como o campeão (79,8% de chances, segundo a UFMG), é difícil definir quem são os favoritos a jogar a Série B no ano que vem. Ainda que além do Atlético-GO (lanterna praticamente desde o início da competição), Coritiba, Avaí e Chapecoense venham dando sinais graves de piora na reta decisiva da competição. Os times de maior investimento aos poucos vão se afastando, mas ainda devemos ter uma “boa” briga de foice no escuro nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, o único onde “quase todos entram com chance de rebaixamento”.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Campeonato Brasileiro no mundo da Lua

Fala-se muito a cada início de Campeonato Brasile...

Leia mais

Jô é a história do Corinthians campeão

Fala-se muito a cada início de Campeonato Brasile...

Leia mais

Brasil, “país do futebol”?

Fala-se muito a cada início de Campeonato Brasile...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta