Opinião
Uma década de Messi e Ronaldo
24 outubro, 2017
0
, , ,

O desempenho pessoal e do clube na Liga dos Campeões da Europa e Copa do Mundo (quando há) são fundamentais na definição do melhor jogador do mundo em eleição da FIFA. Ontem, Cristiano Ronaldo, do multi-campeão Real Madrid, foi o escolhido pela quinta vez. Se igualou a Messi no número de conquistas e completou uma década de domínio da dupla no futebol mundial, um privilégio.

 

Cristiano Ronaldo, Messi, Melhor do Mundo, FIFA,

Reuters

É evidente que é possível questionar a qualidade da votação, que envolve técnicos e capitães de todas as seleções além de membros da imprensa. E que gera votos bizarros como o do capitão de Belize, Elroy Smith, que achou que Sérgio Ramos foi o melhor jogador do mundo em 2017, a frente de Neymar e Alexis Sanchez. Ibrahimovic, que não atua há seis meses, também foi lembrado por vários votantes. Há também a proteção dos amigos, como o técnico e o capitão da Costa Rica, que colocaram Keylor Navas como o melhor jogador do planeta na temporada. A lista completa de votos e outras bizarrices você vê aqui.

Apesar de todos esses fatores, é inegável que Cristiano Ronaldo teve uma temporada impecável. Dez gols na reta decisiva da Liga dos Campeões da Europa. Muitos gols pelo Campeonato Espanhol e também com a seleção. Um ano fantástico coroado com um prêmio justo.

 

Não é fácil se manter no auge por 10 anos. Enquanto Cristiano Ronaldo e Messi se revezam com a bola de ouro, um faz o outro jogar cada vez melhor. O português é hoje um jogador muito mais fantástico que dez anos atrás, ainda que tenha perdido velocidade. Messi é hoje um jogador ainda mais espetacular do que dez anos atrás, ainda que não consiga ter a mesma intensidade de outros tempos. O sarrafo sobe a cada ano com gols e grandes atuações e um acompanha o outro. 2018 é ano de Copa e o desempenho coletivo das seleções terá grande influência, mas não é nenhum absurdo imaginar que um dos dois ganhará mais uma vez o prêmio de melhor do mundo.

 

Assisti-los é um privilégio. Que já dura 10 anos e que ainda pode durar mais alguns. Sempre em nível espetacular.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Campeonato Brasileiro no mundo da Lua

Leia mais

Jô é a história do Corinthians campeão

Leia mais

Brasil, “país do futebol”?

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta