Opinião
Vai começar o Brasileirão
13 maio, 2017
0

Hoje começa o Campeonato Brasileiro, tão esperado. No meio de maio, a principal competição nacional entre clubes terá times que já passaram por muito e por nada em 2017. Explico.

 

Rafael Ribeiro/CBF

Três dos 20 participantes do torneio já ultrapassaram a marca dos 30 jogos na temporada (Sport, Vitória e Chapecoense). A grande maioria deles, jogos que acrescentam pouco ao calendário e também em termos de testes. Os enfadonhos estaduais que enchem o calendário e deixam apenas para o quinto mês do ano o início do Brasileirão dão aos times poucas chances de testes reais. São poucos os confrontos entre equipes da Série A neste universo enorme de duelos de futebol até aqui.

O que não quer dizer que temos pouco a dizer sobre os times. Tanto é que seis deles já trocaram de técnico em 2017. Quase 30% dos participantes já acharam que o trabalho não era tão bom assim, ainda que os testes não tenham sido tão duros. Agora, com jogos mais difíceis, a tendência é que esse número cresça de forma exponencial, infelizmente.

 

De toda forma, é possível esperar um grande Campeonato. Os elencos melhoraram de forma substancial em relação ao ano passado. Se em 2016 o Brasileirão não foi tão bom assim, este ano a tendência é de uma grande disputa. Muitas vagas em jogo para a Libertadores desde o início devem esquentar ainda mais a disputa. No título, salvo alguma surpresa, os mesmos que brigaram no ano passado devem estar no páreo: Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG (com o Santos, que anda cambaleando mais que o esperado em 2017, possivelmente fora da lista). Mas Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, São Paulo, Botafogo e o jovem Fluminense também podem oferecer belo futebol. Outros times de fora dos principais centros também tem condições de surpreender: o Atlético-PR organizado de Autuori, o Bahia do Gordiola, o Sport de Ney Franco e até mesmo o Vitória que tem elenco experiente, podem aparecer bem.

 

Um Campeonato de técnicos jovens e ideias novas. Roger Machado, Jair Ferreira, Fábio Carille, Zé Ricardo, Rogério Ceni, Milton Mendes, Petkovic. A renovação que tanto pedimos está aí. Que eles tenham tempo para trabalhar e estrela para brilhar.

 

Que venha o Brasileirão. Antes tarde do que nunca…

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Botafogo chegou ao limite, Grêmio pode chegar mais longe

Hoje começa o Campeonato Brasileiro, tão esperad...

Leia mais

VAR no Brasil: problema não é quando, é como

Hoje começa o Campeonato Brasileiro, tão esperad...

Leia mais

Galo dá passo importante em direção ao futuro

Hoje começa o Campeonato Brasileiro, tão esperad...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta