Opinião
VAR no Brasil: problema não é quando, é como
20 setembro, 2017
0
, , , ,

A vídeo-arbitragem (VAR) já está se espalhando pelo mundo com sucesso. Ontem, o replay salvou o árbitro no jogo entre Bayern e Schalke pelo Campeonato Alemão. Segundos depois do lance, o juiz foi avisado que Naldo cortou uma bola com a mão na área e o pênalti foi marcado. Na Itália, gols importantes foram anulados no fim de semana usando o mesmo recurso. No Brasil, só foi autorizada após o bizarro erro no fim de semana, com Jô marcando gol de mão a poucos metros de distância do adicional.

 

VAR, Arbitragem, Vídeo, FIFA,

Reprodução – FIFA.com

Desde então, muitas reclamações de imprensa e torcedores de que seria um absurdo a implantação no meio do Campeonato Brasileiro pois “mudaria a regra do jogo”. Um absurdo. Os erros do passado não serão mais corrigidos. Porque deixar de evitar os erros do futuro? As regras serão as mesmas, a única diferença é que serão aplicadas com maior precisão daqui em diante.

O problema é como vai ser feito. A CBF mantém o seu padrão: faz as coisas de forma apressada e atabalhoada, sem planejamento. A ideia inicial de entrar com o VAR apenas em 2019 pelo “alto custo” foi por água abaixo com um lance e agora a ordem é “implantar o mais rápido possível”. Um erro que pode gerar outros e causar impressão ruim sobre a tecnologia. Mas que ainda assim, deve reduzir o número de erros graves da arbitragem nos jogos.

 

Infelizmente, não vamos fazer do jeito certo mais uma vez. Felizmente, vamos fazer. O quanto antes. A velocidade do jogo aumentou brutalmente nos últimos anos e os árbitros que não são profissionais não conseguem acompanhar. É preciso que o vídeo possa ajudar o máximo possível para que as partidas sejam definidas com justiça e dentro de campo. Esqueçam esse papo de “mudar as regras no meio do Campeonato”, pois as regras só serão aplicadas com maior precisão. O problema do VAR no Brasil não é quando e sim como.

0

Sobre o autor

Itens relacionados

/ Você também pode verificar esses itens

Único vexame do Flamengo foi fora do campo

A vídeo-arbitragem (VAR) já está se espalhando ...

Leia mais

Grêmio e a superação na final do Mundial

A vídeo-arbitragem (VAR) já está se espalhando ...

Leia mais

Brasileirão de Aspirantes é necessário

A vídeo-arbitragem (VAR) já está se espalhando ...

Leia mais

0 comentários

Deixe uma resposta